Os Homens são ou não emocionais?

 


Passamos a vida a ouvir que as mulheres são mais emocionais do que os homens… Que as mulheres são mais empáticas ou que são mais sensíveis do que os homens. Será que é mesmo assim? Será que podemos dizer que as coisas são assim tão claras e evidentes? De facto existem diferenças a nível estrutural do próprio cérebro, tanto de homens como de mulheres… Podemos assim dizer que fisicamente homens e mulheres são diferentes, para além das evidencias exteriores, também o são a nível interno do cérebro… Por exemplo, na Universidade de Yale descobriram que o cérebro das mulheres processa a linguagem verbal simultaneamente nos dois hemisférios, enquanto os homens tendem em processar no hemisfério esquerdo. Um outro estudo realizado por cientistas da Johns Hopkins University descobriram que a região do córtex chamado lóbulo infero-parietal é maior nos homens, nesse mesmo estudo descobriram também diferenças no lado esquerdo do cérebro dos homens o que lhes favorece a capacidade para as matemáticas, por exemplo.


Enfim… Existem muitas outras variações no que diz respeito às diferenças biológicas entre homens e mulheres. De referir também que muito destas diferenças, se supõe que esteja relacionada com a nossa evolução! Os homens como eram fisicamente mais fortes do que as mulheres tinham um papel social mais direcionado para essa mesma força, ou seja na pré- história os homens saiam para caçar, enquanto as mulheres ficavam em casa. Como tal em termos evolutivos o cérebro humano foi-se desenvolvendo em conformidade com as atividades de cada um dos géneros! No entanto vivemos hoje, numa era diferente e sendo que na realidade a evolução dos últimos 200 000 anos foi muito maior e mais rápida do no restante tempo que a humanidade por cá anda, é natural que o cérebro ainda não tenham acompanhado esta nova estrutura social que já não permite que as diferenças se notem. O mesmo acontece com os nossos instintos mais básicos de luta ou fuga que são os principais causadores dos nossos estados de ansiedade. Existe muitíssima informação sobre essa temática e mesmo que esta não seja a temática deste texto, é importante percebermos que a nossa evolução social, foi demasiado rápida para que a nossa evolução biológica pudesse acompanhar! Já li algures que se estima que para existir uma alteração significativa no nosso cérebro são necessários 25 000 anos!!!! Se pensarmos bem, à 20 anos atrás, a forma como estou a escrever este texto e onde o estou a escrever, parecia-me completamente uma cena utópica de um qualquer filme do “Regresso ao Futuro”. A forma como a tecnologia evoluiu em 20, 30 anos é um assombro, portanto estamos qualquer coisa como 24 970 anos à frente da nossa biologia!


Portanto, retomando o tema do artigo, o que acontece é que a nossa biologia afeta as nossas emoções, de facto, no entanto também considero que muitas das diferenças são meramente sociais e conceitos ou pré-conceitos sociais que determinam a emocionalidade, ou não dos homens! Um estudo na Universidade de Michigan, nos EUA, mostrou que os homens são tão emocionais como as mulheres. Esse estudo mapeou as emoções diárias de homens e mulheres durante 75 dias… O que este estudo refere, é que as grandes diferenças são mais sociais e estereotipadas do que emocionais. Por exemplo quando vês um homem a assistir a uma partida de futebol, em que ele reclama, grita, berra, ofende os adversários, grita golo, chora se for preciso, dizemos simplesmente que é paixão! É uma coisa natural que pouco tem de emocional ou que poucos interpretamos como uma demonstração emocional… E o pior é que por vezes se a sua equipa perde o homem fica irritado depois do jogo durante um tempo, e isso também é considerado normal e natural, sendo que por vezes até fica mesmo rabugento e mal disposto… No entanto se por sua vez numa situação em que vemos a mulher a chorar porque está a ver uma qualquer filme, já é uma questão emocional. Normalmente se a mulher está mais emocional, seja pelo que for, é do TPM ou é porque é mais emocional!


O que quero dizer com isto é que temos de parar de olhar para a mesma coisa e dar-lhes nomes diferentes, porque por vezes é a forma como enquadramos as coisas que fazem com que essas mesmas coisa sejam diferentes! Claro que para o homem é bom que se lhe diga que ao ver futebol pode tudo, já que é muitas vezes ai que liberta as suas emoções! Por vezes é a ver uma partida de futebol que o homem se permite viver as emoções da semana que não se permitiu viver, daí que muitas vezes as coisas acabem por em alguns contextos aquecer quando se trata de de jogo de futebol e depois acabam em pancada ou coisa do género! 


Quem é mais ou menos emocional importa? Se a mulher é mais e ou homem menos ou vice-versa? Não… Não interessa absolutamente nada! Já que sejam homens ou mulheres, é fundamental vivermos as nossas emoções, sejam elas quais forem. A única questão que me levou a trazer este tema para este artigo está única e  exclusivamente relacionado com estes pré-conceitos que nos levam a achar que os homens sentem menos e que nem sequer precisam de sentir emoções porque, como já ouvi algumas vezes, nem sequer está no seu ADN. Claro que está no seu ADN e claro que os homens tem e sentem emoções, por vezes mais ou menos, mas não interessa, sentem e é isso que é preciso entender e perceber de uma vez por todas, para que de uma vez por todas possamos sair deste estigma que homem que sente é homossexual ou algo assim!


É muitos vezes o facto de os homens não saberem viver as suas emoções que depois dá origem a homens com emoções reprimidas e que são essas mesma emoções reprimidas que vão dar origem a comportamentos de violência, seja para eles mesmos, seja para fora. Os homens sentem emoções, uns mais que outros, como as mulheres sentem umas mais que outras, mas é preciso ensinar e educar os homens a sentir e a perceber as suas emoções, sejam elas a ver um jogo de futebol, seja a ver o Titanic (Eu choro várias vezes a ver, mesmo já tendo visto o filme dezenas de vezes). E é importante perceber que é uma coisa natural e não uma coisa estranha! É importante clarificar que os homens sentem, da mesma forma que as mulheres sentem e que é normal que assim seja, é normal que sofram e que chorem e que com isso não precisem de se esconder num papel de macho latino que não sente e que está sempre tudo bem, porque muitas vezes não está mesmo e é quando não está mesmo o homem perde-se na sua dor e no seu sofrimento sem saber lidar com ele a não ser como o homem das cavernas…


Ludgero Maia 


Comentários

Mensagens populares