Os verdadeiros machos latinos…

 


“Homem que é homem tem muitas mulheres…” Esta será apenas mais uma das frases cliché sobre a masculinidade! E em que medida… é fácil depois perceber que se os homens não tiverem assim tantas mulheres, acaba por se sentir frustrado! Não temos noção da gravidade que uma frase destas causa e do que nos faz andar em busca de algo que na realidade nem sequer sabemos o que é… Primeiro porque muitas mulheres é um termo vago em que inclui 5 ou 100, dependerá sempre do ponto de vista, depois se por ventura a criança ou o jovem tem algum tipo de apetência para o mesmo sexo, isto vem dizer que aquilo que este sente é errado, e por fim este tipo de frases começa naturalmente a surgir numa idade muito precoce dos meninos! Já o mesmo não se passa com as meninas… Ai é totalmente o contrário! Espera-se que o conhecimento sexual seja o mais tarde possível! E bem mais grave do que isso é o facto de um miúdo do que com 12 ou 13 anos tenha uma relação sexual com uma mulher adulta, se poder gabar do mesmo, como se fosse coisa de homem, já se for um homem adulto com uma menina ou mesmo com um menino ser pedofilia. Em ambos os casos a gravidade é a mesma, muda unicamente os conceitos porque o abuso sexual é igual em qualquer dos casos. No entanto basta falar com alguns homens para perceber que uma situação desses muitas vezes e motivo de vaidade e de masculinidade! 


Em 2013 Chris Brown, cantor e compositor, deu uma entrevista ao Daily Mail onde referiu que perdeu a virgindade aos 8 anos com uma miúda que teria 14 ou 15 anos na altura. E referiu esse facto de forma gloriosa, como se fosse um feito e como se fosse algo extraordinário! A questão aqui é simples, se fosse o Chris Brown ou outro adolescente de 14 ou 15 anos a ter relações sexuais com uma menina de 8 anos, como seria encarada esta entrevista? De uma forma totalmente diferente certamente diferente! Basta que tu coloques na tu mente essa questão e perceberás que de certeza a forma como vês um ato e outro é totalmente diferente… A questão é que tanto um ato como outro é uma questão de abuso sexual! Simples assim… 


Seja como for o propósito aqui não é falar do que é um abuso e do que não é… O objetivo aqui é unicamente dar a perceber que na mesma situação ou em situações semelhantes o facto de acontecer a um homem ou a acontecer a uma mulher, tem em nós efeitos diferentes! E são vistos por nós ou pela maioria de nós de forma totalmente diferente. Porque quer queiramos ou não a nossa sociedade patriarcal tem esse efeito e acaba por nos conduzir a uma serie de ideia pré-concebidas que nem sequer nos apercebemos que temos. Porque é difícil distinguir estes pequenos conceitos se não estivermos atentos a eles. E claro que um menino que faz sexo com uma uma mulher adulta é um ato de abuso sexual, mesmo que teoricamente seja consentido, já que lá está, esse consentimento é apenas uma forma de o menino não fugir da sua masculinidade e não mostrar vulnerabilidade! Lembro-me que na minha altura de adolescente ouvi muitos colegas a “gabarem-se” desse tipo de “feito”! Claro que certamente 95% dos casos seria mentira, mas os outros 5% é bem possível que fosse uma realidade! E a questão é que se algum menino fosse falar com o seu Pai a dizer que foi abusado por uma mulher, ainda seria ridicularizado! Já para não falar nos pais que levavam os filhos a prostitutas para que estes perdessem a virgindade em tenra idade… Não sei se isto ainda acontece hoje em dia, mas na minha altura, que não foi assim à tanto tempo quanto isso, acontecia! Lembro-me de rezar para que isso nunca me acontecesse, e na realidade nunca aconteceu, felizmente.


É toxico viver com estes estigmas todos em cima… Não admira que os homens sejam quem mais suicídios comete! E não estamos a falar em países de 3º mundo, estamos a falar na Europa e em países super desenvolvidos. Existe uma média de 1 suicídio de mulheres a cada 4/5 de homens! O que é assustador… Já para não falar que existem alguns estudos e sondagens que mostram que cerca de 6 em cada 10 homens sofre de alguma perturbação do foro emocional e que com a maioria não procura nenhum tipo de ajuda especializada!


Existe uma diferença entre homens e mulher no que diz respeito a doenças do foro emocional. Pelos estudo que vi existe um equilíbrio entre homens e mulheres no que diz respeito a essas situações, no entanto uma coisa é também clara e evidente: as mulheres mais facilmente procura ajuda. E isso depois faz a diferença nos números do suicido. Além disso as mulheres conversam com outra pessoas, com amigas, amigos, com familiares ou com colegas de trabalho! Os homens não! Tem imensa dificuldade em procurar ajuda e quando o fazem já é em ultimo caso e com pouca disponibilidade para o tempo de duração destes processos… E além disso existe uma agravante maior: não falam com ninguém. Nem sequer com o seu grupo de amigos próximos! Falarei desta temática numa outra altura… Resumindo os homens guardam para si e só mostram aquilo que os faz parecer ainda mais machos, aquilo que os faz destacar dos outros! 


A capacidade dos homens em inventar mentiras para se mostrar superior aos outros é incrível! E o pior é que muitas vezes eles acabam claramente por se baralhar entre aquilo que é mentira e o que é verdade! Eu sei, já o fiz e já apanhei vários nas suas próprias mentiras… E é normal que assim seja! Temos que ser homens de verdade, caso contrário somos excluídos do grupo ou passamos a ser a “florzinha” do grupo. Várias vezes aconteceu de conhecer homens com as suas namoradas ou mulheres e estes apresentarem um determinado comportamento. No momento em que as mulheres saem passam a ser autênticos Casanova! A gabar-se do que fizerem ou deixam de fazer e afins, mas sempre com outras, nunca com a esposa ou namorada… E isto acontece porque? Porque normalmente a mentira que se conta deve ser sempre de difícil verificação por partes dos pares para que as coisas não se saibam como são na realidade!


Ludgero Maia

Comentários

Mensagens populares